sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Atividade 2 sociologia

Onde está a luta pelo seu ideal?
O caso dos “Manifestantes de Aluguel”, na Alemanha, é realmente chocante. Pessoas sendo pagas para lutar a favor de um ideal que não é seu apenas por dinheiro. Será que o dinheiro vale mais que uma idéia própria sobre as situações? E será que o Brasil não está indo pelo mesmo caminho da Alemanha, mesmo que indiretamente?

Penso que o dinheiro de fato não vale mais que um ideal. No momento em que você deixa de agir como você pensa por causa dele, você perdeu totalmente sua ética e moral, seus direitos e deveres. O dinheiro é fruto do particular, enquanto o ideal é a solidariedade, muitos vão ser privilegiados por causa dele. O caso dos manifestantes de aluguel é realmente chocante, pois são pessoas que literalmente se venderam. Venderam sua integridade, sua moral. Pessoas que não dão a mínima para a sociedade onde vivem, onde cada um tem o livre arbítrio para se manifestar a favor de seu país, não estão nem aí, estão apenas pensando no pouco que o dinheiro pode dar, por uns momentos, ao invés de pensar no muito que a conquista de um ideal pode proporcionar, e por longo prazo.

A respeito do Brasil, penso que está indo também pelo mesmo caminho da Alemanha, indiretamente. Os jovens, futuros políticos, médicos, ou empregadas (sim, empregadas são uma parte da sociedade tão importante quanto outras, são parte do sistema) não estão mais manifestando de fato aquilo que não os agrada. Os caras-pintadas são um grande exemplo de estudantes que foram atrás de seu ideal, e é isto que está faltando. Ou sobrando... Estão sobrando hoje em dia estudantes de cara pintada, mas escondidos com essa tinta. Estudantes e jovens que não lutam mais pelo que pensam, e se conformam com isso, mesmo havendo tanta coisa errada no país. Precisamos nós, jovens, começarmos a nos unir e lutar a favor de nossos ideais, porque quem vai viver aqui daqui a alguns anos somos nós mesmos, e devemos querer um lugar bom para nós, e construir um melhor ainda para nossos filhos. Não podemos perder a esperança, é só darmos o nosso grito...


4 comentários:

  1. Paola;
    Teu artigo está muito bem escrito e coerente. Com certeza os homens e mulheres que vendem seus protestos na Alemanha não sabem o que fazem, ou estão corrompidos. Adorei o jogo de palavras que fiseste com relação aos "caras-pintadas". Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Paola, adorei o teu texto e o jogo de palavras que tu usou, como isse o Mallmann. Concordo com o teu argumento sobre o caminho que o Brasil está tomando, pois está todo mundo acomodado com a nossa realidade e simplesmente ignoram diversas situações que acontecem e prejudicam milhares de pessoas.
    Parabéns!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Paola,
    Gostei muito do teu texto e da forma como abordaste o movimento dos jovens, principalmente a relação que fizeste dos caras pintadas. Concordo quando dizes que os jovens estão desesperançosos e a corrupção talvez seja um dos entraves para uma participação mais efetiva. Como mudar a situação? Como reverter esse quadro de apatia? Por que sempre temos que tirar vantagem em tudo, principalmente no que diz respeito aos problemas sociais enfrentados? Continuemos essa reflexão com a esperança de um futuro melhor e com cidadãos mais comprometidos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. também sou de Porto Alegre , foi muito bom ter encontrado este teu blog ; no meio de tantos outros. Estudo Sociologia, atualmente estou no terceiro semestre. E, tenho reparado que cada vez menos jovens estão participando das manifestações, eu participo de todas ; pois , não vamos mudar um país se ficarmos só reclamando no sofá de casa. Parabéns , novamente, pelo texto. continue pensando assim, e não como o sistema quer que pense.

    ResponderExcluir